v. 1 n. 1 (2025): Os desafios da educação no século XXI: inovação, inclusão e tecnologia

Nesta edição da Revista Ciência Capital, exploramos os principais desafios da educação no século XXI, com foco em como a inovação e a tecnologia podem impulsionar uma aprendizagem mais inclusiva, personalizada e eficaz. Com um total de três artigos, sendo um técnico e dois de discussão, esta edição aborda temas essenciais para o futuro da educação.
O artigo técnico de abertura, Inteligência artificial e aprendizado personalizado: um não tão novo paradigma educacional, investiga como algoritmos de IA estão sendo utilizados para adaptar conteúdos e métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. O estudo discute o impacto dessa personalização no desempenho acadêmico e as implicações éticas da adoção dessa tecnologia.
Os dois artigos de discussão apresentam reflexões profundas sobre questões centrais para a educação contemporânea:
-
Inclusão Digital e a Educação do Futuro: Como Reduzir o Abismo Tecnológico? – uma análise sobre a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas que garantam o acesso equitativo à tecnologia para estudantes de diferentes realidades socioeconômicas.
-
Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: A Transformação da Sala de Aula – um debate sobre como a combinação entre ensino presencial e digital pode favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e alinhada às exigências do mercado de trabalho.
Com esta publicação, a Revista Ciência Capital reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento e o incentivo ao debate acadêmico sobre os caminhos para uma educação mais acessível, inovadora e eficiente.