Edições anteriores
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Os desafios da educação no século XXI: inovação, inclusão e tecnologia
v. 1 n. 1 (2025)Nesta edição da Revista Ciência Capital, exploramos os principais desafios da educação no século XXI, com foco em como a inovação e a tecnologia podem impulsionar uma aprendizagem mais inclusiva, personalizada e eficaz. Com um total de três artigos, sendo um técnico e dois de discussão, esta edição aborda temas essenciais para o futuro da educação.
O artigo técnico de abertura, Inteligência artificial e aprendizado personalizado: um não tão novo paradigma educacional, investiga como algoritmos de IA estão sendo utilizados para adaptar conteúdos e métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. O estudo discute o impacto dessa personalização no desempenho acadêmico e as implicações éticas da adoção dessa tecnologia.
Os dois artigos de discussão apresentam reflexões profundas sobre questões centrais para a educação contemporânea:
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Inclusão Digital e a Educação do Futuro: Como Reduzir o Abismo Tecnológico? – uma análise sobre a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas que garantam o acesso equitativo à tecnologia para estudantes de diferentes realidades socioeconômicas.
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Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: A Transformação da Sala de Aula – um debate sobre como a combinação entre ensino presencial e digital pode favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e alinhada às exigências do mercado de trabalho.
Com esta publicação, a Revista Ciência Capital reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento e o incentivo ao debate acadêmico sobre os caminhos para uma educação mais acessível, inovadora e eficiente.
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Mudanças climáticas e sustentabilidade: desafios do século XXI
v. 1 n. 2 (2025)Apresentação – Número 2 da Revista Ciência CapitalAs transformações climáticas que enfrentamos hoje não são mais previsões de um futuro distante — são realidades que impactam profundamente a vida no planeta. Enchentes, secas prolongadas, ondas de calor extremo, perda de biodiversidade e insegurança alimentar são apenas alguns dos efeitos que desafiam nossas estruturas sociais, econômicas e políticas. Diante desse cenário, a ciência assume um papel ainda mais crucial: investigar, propor soluções e ampliar o debate público em torno de um tema que exige ação imediata, consciente e coletiva.
Nesta segunda edição da Revista Ciência Capital, reunimos contribuições que abordam a crise climática sob diferentes perspectivas: técnica, social e educacional. O artigo técnico que inaugura este volume — "Causas e Consequências da Erosão Costeira: Diretrizes Técnicas para o Controle", de Williams da Silva Guimarães de Lima — apresenta uma análise aprofundada sobre os impactos da erosão costeira em um contexto de mudanças climáticas e ocupação desordenada. A partir de uma abordagem crítica e propositiva, o autor sugere estratégias sustentáveis e baseadas na natureza para o enfrentamento desse fenômeno crescente, especialmente em áreas urbanas e vulneráveis.
Nosso primeiro artigo de discussão mergulha na temática da justiça climática, revelando como os efeitos da crise ambiental não são distribuídos de forma equitativa, atingindo com mais intensidade as populações historicamente vulnerabilizadas. Um convite à reflexão sobre a urgência de políticas públicas mais inclusivas e reparadoras.
O segundo artigo de discussão destaca o papel fundamental da educação ambiental como instrumento de transformação social. Através de uma análise crítica dos desafios contemporâneos, o texto aponta caminhos para formar uma geração mais consciente, engajada e preparada para enfrentar os dilemas do nosso tempo.
Com esta edição, reafirmamos nosso compromisso com uma ciência crítica, acessível e conectada às urgências do presente. Mais do que informar, buscamos inspirar ação e responsabilidade. Porque pensar o futuro é também um ato de resistência — e a ciência, aliada à sustentabilidade, é uma das nossas maiores ferramentas de mudança.
Comissão Editorial
Revista Ciência Capital