Inteligência artificial e aprendizado personalizado

um não tão novo paradigma educacional

Autores

  • Vladimir Yuri F. L. Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba, Centro de Informática

Palavras-chave:

inteligência artificial, personalização do ensino, prendizagem baseada em problemas

Resumo

A inteligência artificial tem se destacado na personalização do ensino, adaptando conteúdos às necessidades dos alunos. A integração entre sistemas tutoriais inteligentes e aprendizagem baseada em problemas promove um ensino mais dinâmico e centrado no estudante. Os sistemas tutoriais inteligentes utilizam algoritmos avançados para fornecer feedback em tempo real, otimizando a aprendizagem. Já a aprendizagem baseada em problemas incentiva autonomia, pensamento crítico e colaboração, sendo um modelo pedagógico ideal para o uso da inteligência artificial no ensino. Este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, investiga o impacto da inteligência artificial na personalização do ensino e seus desafios. Os resultados indicam que a tecnologia melhora a eficiência do ensino, mas apresenta desafios como privacidade de dados e viés algorítmico. Conclui-se que sua adoção deve ser ética e equilibrada, garantindo que a interação humana permaneça essencial no processo educativo.

Biografia do Autor

Vladimir Yuri F. L. Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Informática

Estudante do curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial.

Referências

ALEVEN, Vincent; McLAREN, Bruce M.; SEWALL, Jonathan; KOEDINGER, Kenneth R. A new paradigm for intelligent tutoring systems: Example-Tracing Tutors. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 19, n.2, p. 105-154, 2009. Disponível em: https://content.iospress.com/journals/international-journal-of-artificial-intelligence-in-education/19/2. Acesso em: 13 dez. 2024.

HMELO-SILVER, Cindy E. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, set. 2004. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:EDPR.0000034022.16470.f3. Acesso em: 03 dez. 2024.

HOLMES, Wayne; BIALIK, Maya; FADEL, Charles. Artificial intelligence in education: promise and implications for teaching and learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.

Downloads

Publicado

21/03/2025

Como Citar

Farias de Lima Cavalcanti, V. Y. (2025). Inteligência artificial e aprendizado personalizado: um não tão novo paradigma educacional. Revista Ciência Capital, 1(1). Recuperado de https://revista.cienciacapital.com.br/index.php/revistacienciacapital/article/view/3