Ensino híbrido e metodologias ativas

a transformação da sala de aula

Autores

  • Vladyr Yuri Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba/CCEN Dep. de Física

Resumo

O ensino híbrido e as metodologias ativas têm revolucionado a educação ao integrar o ensino presencial e digital. Este artigo revisa os principais conceitos e abordagens dessas estratégias, discutindo como a sua combinação pode proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e alinhada às demandas do mercado de trabalho. No entanto, a adoção do ensino híbrido nas escolas públicas enfrenta desafios significativos, como a desigualdade no acesso à tecnologia, infraestrutura inadequada, capacitação docente insuficiente e resistência cultural. Através da análise de literatura acadêmica, este estudo avalia os benefícios, desafios e críticas ao ensino híbrido e às metodologias ativas, destacando a necessidade de políticas públicas estruturadas para garantir que essa abordagem contribua para a inclusão e equidade educacional.

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Publicado

21/03/2025

Como Citar

Soares de Lima Cavalcanti, V. Y. (2025). Ensino híbrido e metodologias ativas: a transformação da sala de aula. Revista Ciência Capital, 1(1). Recuperado de https://revista.cienciacapital.com.br/index.php/revistacienciacapital/article/view/4