Inclusão digital e a educação do futuro

como reduzir o abismo tecnológico?

Autores

Resumo

O artigo analisa a inclusão digital como elemento central para a construção de uma educação equitativa e de qualidade no século XXI. Diante da intensificação do uso de tecnologias educacionais e das desigualdades aprofundadas pela pandemia de COVID-19, o texto propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e caminhos para a superação do abismo tecnológico. A análise destaca a importância de políticas públicas estruturadas, como o PROINFO e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), e o papel de iniciativas da sociedade civil, como as promovidas pela Recode. Argumenta-se que a transformação digital nas escolas deve ir além da distribuição de equipamentos, envolvendo formação docente, governança colaborativa, inovação pedagógica e cultura digital. A inclusão digital é tratada como um direito e uma questão de justiça social, demandando ações intersetoriais que enfrentem desigualdades de acesso vinculadas à renda, localização, raça e gênero. Estudos de caso como o LabCrie no Ceará e os programas de capacitação da Recode ilustram soluções práticas e replicáveis. Ao final, o artigo propõe medidas concretas para um pacto nacional pela inclusão digital, com foco em conectividade, tecnologias abertas, formação de professores e fomento à pesquisa e inovação educacional.

Biografia do Autor

Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti, Ciência Capital

Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti é professor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, em 1975.

Após concluir o ensino médio, ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo, onde fez o curso técnico em Eletrônica. Na EEAR, teve uma formação sólida em eletrônica e telecomunicações, que lhe permitiu obter conhecimentos essenciais para sua futura carreira acadêmica.

Após concluir sua graduação na EEAR, Vladyr decidiu seguir carreira acadêmica e ingressou na Universidade Federal da Paraíba, onde obteve o diploma de Licenciatura em Física. Logo após a conclusão da licenciatura, foi contratado como técnico de laboratório de física na UFPB, onde trabalha até hoje.

Durante sua carreira como técnico de laboratório, teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades em experimentação e de se familiarizar com equipamentos avançados de física. Seu trabalho é fundamental para garantir que os experimentos realizados pelos alunos e pesquisadores da UFPB ocorram de maneira segura e eficiente.

Além de seu trabalho como técnico de laboratório, também é conhecido por seu trabalho como divulgador científico, sempre buscando tornar a ciência mais acessível e interessante para o público em geral.

Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Academia Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

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Publicado

21/03/2025

Como Citar

Soares de Lima Cavalcanti, V. Y. (2025). Inclusão digital e a educação do futuro: como reduzir o abismo tecnológico?. Revista Ciência Capital, 1(1). Recuperado de https://revista.cienciacapital.com.br/index.php/revistacienciacapital/article/view/5