Inclusão digital e a educação do futuro
como reduzir o abismo tecnológico?
Resumo
O artigo analisa a inclusão digital como elemento central para a construção de uma educação equitativa e de qualidade no século XXI. Diante da intensificação do uso de tecnologias educacionais e das desigualdades aprofundadas pela pandemia de COVID-19, o texto propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e caminhos para a superação do abismo tecnológico. A análise destaca a importância de políticas públicas estruturadas, como o PROINFO e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), e o papel de iniciativas da sociedade civil, como as promovidas pela Recode. Argumenta-se que a transformação digital nas escolas deve ir além da distribuição de equipamentos, envolvendo formação docente, governança colaborativa, inovação pedagógica e cultura digital. A inclusão digital é tratada como um direito e uma questão de justiça social, demandando ações intersetoriais que enfrentem desigualdades de acesso vinculadas à renda, localização, raça e gênero. Estudos de caso como o LabCrie no Ceará e os programas de capacitação da Recode ilustram soluções práticas e replicáveis. Ao final, o artigo propõe medidas concretas para um pacto nacional pela inclusão digital, com foco em conectividade, tecnologias abertas, formação de professores e fomento à pesquisa e inovação educacional.
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Copyright (c) 2025 Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti

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