Educação ambiental
transformando consciências para um futuro sustentável
Palavras-chave:
educação ambiental, ensino superior, sustentabilidade, participação social, formação críticaResumo
Este artigo discute os desafios e potencialidades da Educação Ambiental (EA) no ensino superior, com enfoque em sua dimensão crítica, emancipatória e socioambiental. A partir de uma revisão teórica e de estudos de caso em instituições brasileiras, são analisados obstáculos como a fragmentação curricular, a dissociação entre discurso e prática institucional e a baixa articulação entre universidade e comunidade. O texto também destaca experiências exitosas e propõe estratégias como a pesquisa-ação participativa, o engajamento territorial, o fortalecimento da gestão democrática e a valorização das competências socioemocionais. Conclui-se que a efetivação da EA no ensino superior requer não apenas políticas públicas, mas também uma transformação cultural que articule saberes, práticas e sujeitos em favor da sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Ciência Capital adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Isso significa que:
- Os autores retêm os direitos autorais de seus artigos, mas concordam em permitir que outros possam copiar, distribuir, exibir e executar publicamente o trabalho, desde que atribuam a autoria e a fonte original da publicação.
- Os usuários não podem utilizar o trabalho para fins comerciais, ou seja, não podem lucrar diretamente com a distribuição ou utilização do trabalho.
- Os usuários podem remixar, transformar ou criar a partir do trabalho original, mas devem distribuir o trabalho resultante sob a mesma licença CC BY-NC-SA 4.0.
- Os usuários têm a obrigação de informar aos autores da obra qualquer utilização do trabalho, bem como fornecer uma cópia da obra resultante.
- Os autores são encorajados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas próprias páginas pessoais) antes e durante o processo de revisão, desde que a fonte original da publicação seja reconhecida.
Ao submeter um artigo para publicação na revista, os autores concordam com os termos da licença CC BY-NC-SA 4.0. Essa licença é adotada com o objetivo de promover o acesso aberto, a disseminação ampla do conhecimento e a colaboração científica.