Educação ambiental

transformando consciências para um futuro sustentável

Autores

Palavras-chave:

educação ambiental, ensino superior, sustentabilidade, participação social, formação crítica

Resumo

Este artigo discute os desafios e potencialidades da Educação Ambiental (EA) no ensino superior, com enfoque em sua dimensão crítica, emancipatória e socioambiental. A partir de uma revisão teórica e de estudos de caso em instituições brasileiras, são analisados obstáculos como a fragmentação curricular, a dissociação entre discurso e prática institucional e a baixa articulação entre universidade e comunidade. O texto também destaca experiências exitosas e propõe estratégias como a pesquisa-ação participativa, o engajamento territorial, o fortalecimento da gestão democrática e a valorização das competências socioemocionais. Conclui-se que a efetivação da EA no ensino superior requer não apenas políticas públicas, mas também uma transformação cultural que articule saberes, práticas e sujeitos em favor da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti, Ciência Capital

Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti é professor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, em 1975.

Após concluir o ensino médio, ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo, onde fez o curso técnico em Eletrônica. Na EEAR, teve uma formação sólida em eletrônica e telecomunicações, que lhe permitiu obter conhecimentos essenciais para sua futura carreira acadêmica.

Após concluir sua graduação na EEAR, Vladyr decidiu seguir carreira acadêmica e ingressou na Universidade Federal da Paraíba, onde obteve o diploma de Licenciatura em Física. Logo após a conclusão da licenciatura, foi contratado como técnico de laboratório de física na UFPB, onde trabalha até hoje.

Durante sua carreira como técnico de laboratório, teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades em experimentação e de se familiarizar com equipamentos avançados de física. Seu trabalho é fundamental para garantir que os experimentos realizados pelos alunos e pesquisadores da UFPB ocorram de maneira segura e eficiente.

Além de seu trabalho como técnico de laboratório, também é conhecido por seu trabalho como divulgador científico, sempre buscando tornar a ciência mais acessível e interessante para o público em geral.

Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Academia Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

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Publicado

28/03/2025

Como Citar

Cavalcanti, V. Y. S. de L. (2025). Educação ambiental: transformando consciências para um futuro sustentável. Revista Ciência Capital, 1(2). Recuperado de https://revista.cienciacapital.com.br/index.php/revistacienciacapital/article/view/8